ATENÇÃO ALUNOS - 1º TÓPICO DE DISCUSSÃO

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir em baixo

ATENÇÃO ALUNOS - 1º TÓPICO DE DISCUSSÃO Empty ATENÇÃO ALUNOS - 1º TÓPICO DE DISCUSSÃO

Mensagem  Prof. Petrilson em Qui Mar 25, 2010 5:58 am

Olá. Este é o primeiro tópico de discussão do fórum. Para começar, gostaria de gerar uma discussão sobre a história do latim. De acordo com a nossa aula, por que vocês acham que a língua latina se tornou tão importante durante tanto tempo?

Você podem responder a essa questão e também comentar sobre o que os colegas postarem.

Bom trabalho para todos,

Prof. Petrilson.

Prof. Petrilson
Admin

Mensagens : 3
Data de inscrição : 08/03/2010

Ver perfil do usuário http://lingualatinaufms.forumeiros.net

Voltar ao Topo Ir em baixo

ATENÇÃO ALUNOS - 1º TÓPICO DE DISCUSSÃO Empty Pelo fato dela ter passado por muitas gerações, e mesmo sendo cosiderada uma lingua morta é lembrada até hoje.

Mensagem  pereira em Qui Mar 25, 2010 11:05 am

Olá pessoa meu nome é Valdemir faço Letras, espéro que possamos fazer um bom trabalho

pereira

Mensagens : 4
Data de inscrição : 18/03/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

ATENÇÃO ALUNOS - 1º TÓPICO DE DISCUSSÃO Empty Língua Latina

Mensagem  Nathalia Morel em Sex Mar 26, 2010 5:56 am

olá, respondendo a pergunta. a língua latina se tornou tão importante durante tanto tempo porque primeiro ela é nossa língua mãe e é uma das linguas mais elaboradas.

Nathalia Morel

Mensagens : 2
Data de inscrição : 23/03/2010
Idade : 32

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

ATENÇÃO ALUNOS - 1º TÓPICO DE DISCUSSÃO Empty Re: ATENÇÃO ALUNOS - 1º TÓPICO DE DISCUSSÃO

Mensagem  LAÍS PAIVA em Sex Mar 26, 2010 6:45 am

Complementando o qua a Natalia disse, além de ser nossa língua mãe, ela predominava no Império Romano que era "a" potência daquela época, e com a expansão de ambos tornou-se fundamental conhecer a língua que era falada por várias pessoas, até mesmo para questões pessoais, para fazer compras, vender algo, até as missas eram em latim! Imagine vc tentar se relacionar com alguém que não entende completamente nada do que vc está falando? Apesar, de haver vários tipos de latim, como o latim vulgar, o latim clássico, o latim do exército, o culto falado. Enfim, creio que a Língua Latina perdurou por tanto tempo pelo fato de ocorrer o "substrato", onde o dominador chega a um determinado local e impõe sua língua e cultura sobre o dominado, claro que isso exigia um certo tempo, porém era necessário saber o Latim. Particularmente, estou começando a achar interessante a idéia de estudar e comentar a origem de algo que tanto usamos, ouvimos falar durante tanto tempo, aprendemos a falar, e nunca conseguimos aprender por completo, nossa língua. Enfim, acho que já dá pra escrever um livro, rsrrs! Bom fim de semana pessoal!
LAÍS PAIVA
LAÍS PAIVA

Mensagens : 3
Data de inscrição : 17/03/2010
Idade : 29
Localização : Aquidauana

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

ATENÇÃO ALUNOS - 1º TÓPICO DE DISCUSSÃO Empty Importância da Língua Latina

Mensagem  CECILIA ROA em Sex Mar 26, 2010 7:21 am

Na minha concepção ela é importante por ser uma das primeiras línguas que surgiram e que por um longo período, foi a língua oficial e representante do poder de Roma, e principalmente por dar origem a outras línguas tais como o nosso português, o espanhol e o italiano...
CECILIA ROA
CECILIA ROA

Mensagens : 3
Data de inscrição : 16/03/2010
Idade : 30

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

ATENÇÃO ALUNOS - 1º TÓPICO DE DISCUSSÃO Empty Língua Latina

Mensagem  adriana de arruda delgado em Sex Mar 26, 2010 7:36 am

Respondendo a pergunta, nas raízes e prefixos de nossa língua, que em sua maioria são latinas, como também em sua estrutura procedente, quer dizer, a escrita clássica ela é muito usada na nossa comunicação. A língua latina tem auxiliado na comprensão da nossa língua portuguesa, declarando que a língua latina não está morta, pois com o latim temos melhor capacidade de entender e conhecer as palavras.

adriana de arruda delgado

Mensagens : 3
Data de inscrição : 26/03/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

ATENÇÃO ALUNOS - 1º TÓPICO DE DISCUSSÃO Empty lingua latina

Mensagem  rosiléia galvarro em Sex Mar 26, 2010 11:47 am

a lingua latina é muito importante e interessante ,é uma lingua muito antiga, mas que ate hoje é lembrada.

rosiléia galvarro

Mensagens : 4
Data de inscrição : 26/03/2010
Idade : 47
Localização : anastacio

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

ATENÇÃO ALUNOS - 1º TÓPICO DE DISCUSSÃO Empty Lingua Latina

Mensagem  MAURA RODRIGUES ALVES em Sex Mar 26, 2010 3:47 pm

Ola. Bom apesar do Latim ser uma lingua morta, ela é importante , pois foi através dela que se originou outras linguas, principalmente a nossa
lingua Portuguesa.

MAURA RODRIGUES ALVES

Mensagens : 3
Data de inscrição : 10/03/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

ATENÇÃO ALUNOS - 1º TÓPICO DE DISCUSSÃO Empty Importante ferramenta de domínio!

Mensagem  Natanael em Sex Mar 26, 2010 9:44 pm

Falar a respeito do Latim e dos resultados de seu uso ao longo de tantos anos é assunto para muitos dias, palestras, seminário e estudos intermináveis. Bem do jeitinho que a colega escreveu acima: "dá pra escrever um livro".
Mas a questão que me chama mais a atenção é que não foi apenas Roma que teve a ideia de dominar o mundo! O Cérebro do desenho animado "Pink e o Cérebro" tenta isso até hoje! Mas por que ele não consegue? Muito provavelmente porque não dispõe de ferramentas fortes para conseguir esse objetivo.
É inegável que Roma possuia um exército numeroso. Não o mais bem treinado, mas o mais numeroso. A ferramenta de dominio que Roma possuía não era exatamente o seu exército imbatível e suas inúmeras armas. Na verdade o fato da língua latina estar muito bem fundamentada entre a população romana é que a permitiu se tornar importante ate hoje.
Através dos viajantes e comerciantes, outros povos sabiam a respeito de Roma, sua politica, sua sociedade e sua fama foi crescendo a medida que os exércitos romanos avançavam conquistando o terreno. E tornou-se símbolo de status social fazer parte dessa sociedade importante que dominava as terras. E falar a lingua do dominado não era só apenas questão de inclusão social, mas também de necessidade de sobrevivência, tendo em vista a imposição da lingua do dominante sobre o dominado - substrato.
E tamanha foram as proporções do avanço do Império que acabou por influenciar várias outras variedades linguisticas, a que chamamos hoje de idiomas latinos.
O Latim parecia ser uma marca registrada do que, para a época, era Avanço... estar no topo, estar com os fortes, mesmo que submissos e sem liberdade na forma de escravo. Afinal de contas, quem gosta de nadar contra a correnteza, quem gosta de pensar diferente da massa? Da mesma maneira que hoje em dia podemos "marginalizar" quem ignora o inglês ou a informática, ou o orkut, ou as novelas da Globo...
E muuuuitos anos depois, na Itália, com os adventos da Filosofia, um rapaz chamado Gramsci estava escondidinho em algum buraco e escreveu 11 cadernos, os 11 Cadernos do Cárcere, onde constam os pensamentos que fazem alusão à Língua como ferramenta de dominio de massas: trocando em miudos ele disse que para conquistar uma nação era preciso começar pela linguagem... não só a Língua, mas também todo o meio de comunicação. E era assim que acontecia. Naquela época (voltando à Roma) não havia Jornal Nacional, era um homem da voz boa que ficava lendo o Boletim Oficial Diário aos berros em praça pública e em latim... para ouvir tinha que saber latim.
Enfim, o Latim se tornou requisito indispensável para se viver em sociedade romana.

Daí ele (o Latim) ter se tornado tão importante até hoje: devido à expansão colossal que teve a língua do Império.

Vale abrir um parênteses a respeito disso: É bem improvável que os líderes romanos tenham pensado de tal maneira, buscando uma ferramenta que se tornasse símbolo do dominio do império como a águia (reutilizada pelos nazistas mais tarde). Foi implícito, como uma mensagem subliminar, que se enraizou profundamente e nos traz reflexos que perdurarão por vários outros longos anos.
Natanael
Natanael

Mensagens : 3
Data de inscrição : 20/03/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

ATENÇÃO ALUNOS - 1º TÓPICO DE DISCUSSÃO Empty A INFLUÊNCIA DA LÍNGUA LATINA

Mensagem  Rosinha em Sab Mar 27, 2010 8:17 am

O latim se sobressaiu dentre outras línguas faladas na região do Lácio, e embora seja considerada por muitos como uma língua morta, com poucos falantes fluentes e sem que ninguém o tenha por língua materna, ainda é empregado pela Igreja Católica. Exerceu enorme influência sobre diversas línguas vivas e esta presente na grande maioria das nossas relações comunicativas, sendo utilizado constantemente, pois muitas palavras adaptadas do latim foram adotadas por outras línguas modernas, como o inglês, é evidente que não nos comunicamos em latim como nos tempos do Império Romano, mas ainda utilizamos diversas expressões, ao servir de fonte vocabular para a ciência, o mundo acadêmico e o direito.
O fato de haver sido a lingua franca do mundo ocidental por mais de mil anos é prova de sua influência.

Rosinha

Mensagens : 3
Data de inscrição : 25/03/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

ATENÇÃO ALUNOS - 1º TÓPICO DE DISCUSSÃO Empty LÍNGUA LATINA

Mensagem  DÉ VALÉRIO em Sab Mar 27, 2010 10:05 am

Ela é importante porque foi dela que muitas palavras que usamos hoje surgiram, principalmente do latin vulgar que era usada pela as classes mais desfavorecidas.

DÉ VALÉRIO

Mensagens : 3
Data de inscrição : 22/03/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

ATENÇÃO ALUNOS - 1º TÓPICO DE DISCUSSÃO Empty Re: ATENÇÃO ALUNOS - 1º TÓPICO DE DISCUSSÃO

Mensagem  thais em Sab Mar 27, 2010 12:46 pm

O latim ganhou grande importância por ser o idioma oficial do antigo império romano originado da região itálica do Lácio, e foi através do latim que deram origem a grandes números de línguas européias, denominadas românicas, ou neolatinas, como o português, espanhol, o francês, o italiano, o galego entre outras.

thais

Mensagens : 3
Data de inscrição : 16/03/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

ATENÇÃO ALUNOS - 1º TÓPICO DE DISCUSSÃO Empty Língua Latina

Mensagem  LIANE em Sab Mar 27, 2010 2:14 pm

Acredito que a importância e sobrevivência da língua latina foi em decorrência da dominação política e econômica do império Romano.

LIANE

Mensagens : 1
Data de inscrição : 25/03/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

ATENÇÃO ALUNOS - 1º TÓPICO DE DISCUSSÃO Empty Lingua latina

Mensagem  marli castelo em Dom Mar 28, 2010 4:35 pm

A Lingua latina atraves da igreja tornou-se a lingua dos academicos e filosofos europeus medievais. Por se uma linha altamenete flexivel em alguma medida comparada com a de indioma analiticos, como o portugues. O alfabeto latin, continua a ser o mais amplamente usado no mundo, com pouco falante fluentes ainda é empregada pela igreja católica. Muitas palavras adaptadas do latin foram adotadas por outras linguas modernas, como o ingles. O latin e a lingua oficial da cidade do Vaticano, se tornou importante por isso está viva ate hoje.

marli castelo

Mensagens : 3
Data de inscrição : 18/03/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

ATENÇÃO ALUNOS - 1º TÓPICO DE DISCUSSÃO Empty A IMPORTANCIA DA LINGUA LATINA

Mensagem  NÁGELLA CALDERONI em Dom Mar 28, 2010 8:54 pm

O Latim lingua dos romanos, se destaca pela origem de várias outras línguas européias,inclusive a língua portuguesa. Falava-se o latim na Europa ocidental até meados da Idade Média, permanecendo ainda alguns séculos como língua erudita, usado pelos escritores e cientistas. Hoje em dia é língua morta. É empregada, contudo, no culto e nos documentos oficiais da Igreja Católica, servindo ainda para as denominações científicas como na química, botânica, Direito e medicina.




Nágella C. Calderoni

NÁGELLA CALDERONI

Mensagens : 3
Data de inscrição : 28/03/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

ATENÇÃO ALUNOS - 1º TÓPICO DE DISCUSSÃO Empty Língua Latina

Mensagem  sil em Seg Mar 29, 2010 6:05 am

Por que era uma língua predominante em várias regiões, principalmente em Roma, sendo a língua oficial do exército Romano. Como foi mencionado por alguns colegas de sala, o latim é considerado uma língua morta, assim como as virtudes e cultura romanas, que considero uma pena essa afirmação, sendo que foi uma língua muito usadas pelos nossos ancentrais, e que por essa razão poderia ser considerada a possibilidade dessa língua, tão rica em história, ser ministrada no ensino Fundamental e Médio.
É isso aí turma! Até mais.....

Sílvia Maria Ávalo Pereira

sil

Mensagens : 3
Data de inscrição : 17/03/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

ATENÇÃO ALUNOS - 1º TÓPICO DE DISCUSSÃO Empty LÍNGUA LATINA...

Mensagem  Elaine Flores em Seg Mar 29, 2010 10:07 am

Devido as aulas anteriores chegamos à tese que o latim é uma lingua morta,mas segundo Viaro, primeiramente, a língua latina tem nos auxiliado na compreensão da nossa língua portuguesa, declarando que a mesma não está morta. Vemos nas raízes e prefixos da nossa língua, que em sua maioria são latinas, como também em sua estrutura procedente,ou seja, a escrita latina clássica é muito utilizada em nossa comunicação. Por isto devemos com certeza dar muito mais importância a esta língua que está tão presente no nosso dia-a-dia.Pensem nisto!!!Tenham todos uma ótima semana abençoada....
Elaine Flores
Elaine Flores

Mensagens : 3
Data de inscrição : 15/03/2010
Idade : 34
Localização : AQUIDAUANA-MS

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

ATENÇÃO ALUNOS - 1º TÓPICO DE DISCUSSÃO Empty A Importancia da Língua Latina.

Mensagem  jhecika weis em Seg Mar 29, 2010 10:15 am

É de extrema importancia o estudo da língua latina e a compreensão de um todo,pois só assim poderemos entender melhor a verdadeira origem de outras línguas,como exemplo a língua portuguesa...
E é com essa conclusão que vejo o fundamento da língua latina não ter sido escassa.

jhecika weis

Mensagens : 3
Data de inscrição : 29/03/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

ATENÇÃO ALUNOS - 1º TÓPICO DE DISCUSSÃO Empty LÍNGUA LATINA

Mensagem  Polly em Seg Mar 29, 2010 11:59 am

[b][i] COMO A LÍNGUA LATINA, ERA A MAIS FALADA POR QUANTIDADE DE PESSOAS, Ñ LÍNGUA MÃE, MAS, LÍNGUA FALADA, DEVIDO A MUITAS PESSOAS SEREM OBRIGADAS A APRENDEREM E A FALAR , TAMBÉM O EXERCITO ROMANO , NAQUELA ÉPOCA HAVIA TAMBÉM O GREGO, UMA LÍNGUA BASTANTE IMPORTANTE TAMBÉM NA ÉPOCA , POREM, ELA Ñ ERA, OU Ñ FOI TÃO FALADA , TÃO DISTRIBUÍDA QUANTO FOI O LATIM, NESSE ASPECTO O LATIM, LEVOU UMA IMENSA VANTAGEM DO GREGO !! SE Ñ FOSSE POR ESSE FATOR, TALVEZ, A HISTORIA TERIA SIDO FEITA EM CIMA DA LÍNGUA GREGA, AO INVÉS DA LATINA , PELO MENOS, POR AQUI, AONDE A QUE TEM IMPORTÂNCIA PARA NOSSA HISTORIA E A LATINA.

Polly

Mensagens : 1
Data de inscrição : 17/03/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

ATENÇÃO ALUNOS - 1º TÓPICO DE DISCUSSÃO Empty lingua latina

Mensagem  leticia silva em Seg Mar 29, 2010 12:04 pm

Bom o latim foi, por um longo período muito importante, porque era a língua oficial e representante do poder de Roma.Teve também muita influência na formação de algumas línguas, incluindo a nossa lingua portuguesa. Apesar de hoje ser considerada uma lingua morta, mesmo assim o latim pode nos ajudar a entender melhor o português atual e o processo de evolução das línguas.

leticia silva

Mensagens : 3
Data de inscrição : 17/03/2010
Idade : 29

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

ATENÇÃO ALUNOS - 1º TÓPICO DE DISCUSSÃO Empty Importância da Linguia Latina

Mensagem  Nika em Seg Mar 29, 2010 6:03 pm

A terminologia latina ainda é muito usada na medicina,biologia, direito, e a Igreja Católicaapesar de menos enfática mantém o Latim como língua oficial. No meu ponto de vista o latim continua mais vivo do que muitas outras linguas e por não ser difundida é tida como lingua morta.Temos a oportunidade de mostrar sua importância na história da língua portuguesa(nossa lingua mãe)
Nika
Nika

Mensagens : 2
Data de inscrição : 29/03/2010
Idade : 31
Localização : Aquidauana

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

ATENÇÃO ALUNOS - 1º TÓPICO DE DISCUSSÃO Empty Latim

Mensagem  Elenir em Seg Mar 29, 2010 6:46 pm

Acho que o que mais colaborou com a propagação do latim foi o fato de Roma ter instruído o cristianismo como religião oficial da região. Fato que se deveu pelo tamanho conhecimento que o povo adquiria a medida que a religião crescia. E conhecimento é poder.

E o latim e o cristianismo andaram de mãos dadas por várias gerações. E é usado até hoje.

Elenir

Mensagens : 1
Data de inscrição : 21/03/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

ATENÇÃO ALUNOS - 1º TÓPICO DE DISCUSSÃO Empty Re: ATENÇÃO ALUNOS - 1º TÓPICO DE DISCUSSÃO

Mensagem  macsuel lopes pereira men em Seg Mar 29, 2010 7:51 pm

O latim hoje em dia é considerado uma língua morta, com poucos falantes fluentes, sendo que ninguém o tenha como língua materna, mas é empregada pela a Igreja Católica, sendo a Língua oficial na cidade do Vaticano, ela exerceu influência em diversas línguas vivas, como fonte de vocabulário para a ciência e direito.
Atualmente ela é usada nas áreas de filosofia, medicina, biologia e direito, dentre outras, em termos e abreviações como lato sensu, etc., i.e., inter alia e outros.
macsuel lopes pereira men
macsuel lopes pereira men

Mensagens : 3
Data de inscrição : 20/03/2010
Localização : Anastácio

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

ATENÇÃO ALUNOS - 1º TÓPICO DE DISCUSSÃO Empty importancia da lingua latina

Mensagem  Juliana Melcher em Seg Mar 29, 2010 8:55 pm

até aonde eu entendi foi ela que deu origem as outras linguas hoje existentes,como o italiano, portugues e outras.

Juliana Melcher

Mensagens : 3
Data de inscrição : 11/03/2010
Idade : 36

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

ATENÇÃO ALUNOS - 1º TÓPICO DE DISCUSSÃO Empty A importância da Língua Latina

Mensagem  Mariney Queiroz em Seg Mar 29, 2010 9:38 pm

O latim é uma antiga língua-indo-européia, originalmente falada no Lácio região da Roma. Embora o latim seja uma língua morta, com poucos falantes fluentes e não sendo uma língua materna, ainda hoje é empregada pelo Vaticano. Exerceu enorme influência sobre diversas línguas vivas ao servir de fonte vocabular para a ciência, o mundo acadêmico e o direito. O fato de haver sido a língua franca do mundo Ocidental por mais de mil anos é a prova de sua grande influência. tongue

Mariney Queiroz

Mensagens : 1
Data de inscrição : 23/03/2010
Idade : 53
Localização : AQUIDAUANA

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

ATENÇÃO ALUNOS - 1º TÓPICO DE DISCUSSÃO Empty Re: ATENÇÃO ALUNOS - 1º TÓPICO DE DISCUSSÃO

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum